Temporal deixa 2 desaparecidos, inunda hospitais e provoca alagamentos em Campinas e região
24/10/2024
Na metrópole, os bairros Centro, Vila Industrial, Jardim Proença, Nova Europa, Jardim Baronesa foram afetados. Duas pessoas desapareceram. Bombeiros fazem buscas por jovem desaparecida em enxurrada em Campinas
Uma chuva acompanhada de ventos fortes e raios provocou alagamentos, inundou hospitais e levou carros em Campinas (SP) no início da noite desta quinta-feira (25). Duas pessoas, entre elas uma jovem de 18 anos arrastada pela enxurrada, desapareceram.
Imagens enviadas à EPTV, afiliada da Globo, mostram carros boiando na região do Piçarrão e no Jardim Proença, em Campinas. Pontos de alagamentos foram registrados também no Centro, na Vila Industrial e no Jardim Baronesa.
"O maior índice pluviométrico foi de 68,0 mm medido no Jardim das Bandeiras (Região Sul), em uma hora e meia de chuva", informou a Prefeitura.
'Por pouco a gente não conseguiu', diz fotógrafo que tentou ajudar jovem levada por enxurrada
Uma mulher foi arrastada pela enxurrada nas avenida Princesa D'Oeste e resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Outro caso foi registrado na avenida Sylvio Môro e equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas no local. Uma jovem de 18 anos foi arrastada por uma enxurrada. Assista abaixo.
Mulher é arrastada pela enxurrada durante temporal em Campinas
Outro desaparecimento
O Corpo de Bombeiros realiza buscas na manhã desta sexta-feira (25) por Jair Samuel da Silva Oliveira Marques, de 22 anos, que desapareceu durante a enxurrada na noite desta quinta-feira.
Segundo informações do tio Célio Silva, o rapaz estava dentro de um bueiro na Vila Formosa, onde "mexia com entorpecentes", quando foi surpreendido pelo grande volume de água.
As buscas começaram na Rua Ademar Pereira de Barros e seguiram até 2h. Nesta manhã, os bombeiros continuam os trabalhos no córrego Samambaia, onde o bueiro desagua.
Jovem desaparecido durante temporal em Campinas estava dentro de bueiro quando foi surpreendido por enxurrada
Montagem/g1
Hospitais
Nos hospitais municipais Mário Gatti e Mário Gattinho, a água da chuva alagou consultórios e corredores.
De acordo com a administração municipal, na recepção e na sala de espera do raio-x do Mário Gattinho, a água entrou pelo ar-condicionado e janela porque o "isolamento foi danificado com o vento forte e o grande volume de chuva em pouco espaço de tempo".
Já no Pronto Socorro Adulto do Mário Gatti, a recepção e algumas salas foram atingidas pela área e o atendimento teve de ser transferido para outra ala. Segundo a administração, houve um "atraso temporário", mas a assistência foi normalizada.
"Equipes de manutenção foram acionadas de imediato e todas as medidas necessárias foram adotadas. Por medida de precaução, para evitar que caíssem, placas do forro da unidade foram removidas porque ficaram molhadas. A entrada da chuva ocorreu porque as calhas não suportaram o volume de água", diz o texto da nota.
No Hospital PUC-Campinas, a água também invadiu corredores. Em nota, a assessoria do hospital informou que "as providências foram tomadas e não houve nenhum prejuízo à assistência aos pacientes".
Balanço Defesa Civil
A Defesa Civil informou às 23h que havia 11 registros de alagamentos de imóveis por conta da chuva. "Foram 3 ocorrências na Vila União, 2 na Vila Perseu Leite de Barros, 1 na Vila Industrial, 1 na Vila Castelo Branco, 1 na Vila 31 de Março, 1 no Nova Europa, 1 no Jardim Yeda e 1 no Botafogo.", informou.
Carros boiam na Marginal Piçarrão em Campinas
Carlos Henrique/ Arquivo pessoal
"Serviços Públicos colocará 600 homens para desobstruir as vias em que houve queda de árvores. Os funcionários também farão limpeza de boca de lobo, bueiros e das ruas após a água baixar", diz a nota da Prefeitura.
Cidades da região de Campinas são impactadas com chuva volumosa
Pontos de alagamento:
Avenida Princesa D'Oeste
Avenida Orosimbo Maia
Avenida Sylvio Moro, Vila Industrial
Avenida Pref. Magalhães Teixeira (Piçarrão), próximo ao Cortume
Rotatória do Kartódromo, na Lagoa do Taquaral
Jardim Baronesa
Pontos bloqueados
Av. Orosimbo Maia x Rua Querubim Uriel
Av. Princesa D' Oeste x Rua Frei José de Monte Carmelo
Av. Heitor Penteado x Kartódromo
Rua Álvaro Muller x Rua Barata Ribeiro
Av. Dr. Carlos de Campos x Curtume
Energia
Em alguns bairros de Campinas, houve queda no fornecimento de energia. Em nota a CPFL Paulista informou que está atuando para o completo restabelecimento o mais breve possível.
Avenida Princesa D'Oeste ficou alagada nesta quinta
Rafael Carvalho/ Arquivo pessoal
Hortolândia e Indaiatuba
O temporal também afetou cidades vizinhas. Em Indaiatuba (SP), houve quedas de árvores. Em Hortolândia (SP), o volume de chuva chegou a 75 milímetros nas últimas 24 horas.
Reportagem em atualização
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas