Quem são as duas pessoas arrastadas pela enxurrada durante temporal em Campinas
25/10/2024
Na tarde desta sexta-feira, bombeiros encontraram o corpo de Jair Samuel da Silva Oliveira Marques. Sara Gabrielly de Souza, de 18 anos, continua desaparecida. Jovem desaparecido durante temporal em Campinas estava dentro de bueiro
O temporal de 120 milímetros que atingiu Campinas (SP), na noite de quinta-feira (24), deixou uma pessoa morta e uma desaparecida.
No início da tarde desta sexta-feira (25), o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de Jair Samuel da Silva Oliveira Marques, de 22 anos. A corporação ainda faz buscas pela outra pessoa desaparecida, Sara Gabrielly de Souza. Eles foram arrastados pela enxurrada. Veja abaixo mais sobre as vítimas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Jair Samuel de Oliveira Marques
Jovem desaparecido durante temporal em Campinas estava dentro de bueiro quando foi surpreendido por enxurrada
Montagem/g1
Jair Samuel da Silva Oliveira Marques, de 22 anos, desapareceu arrastado pela enxurrada na Rua Ademar Pereira de Barros, na Vila Formosa, quando estava em um bueiro, segundo a família. O corpo foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira (25) pelos bombeiros.
O alerta ao Corpo de Bombeiros foi dado por um tio de Samuel. Segundo o familiar, ele estava em uma área conhecida por ser ponto de tráfico e caminhava pelas galerias de águas pluviais da região quando foi surpreendido pelo volume de água.
O local onde Jair Samuel foi arrastado é um ponto conhecido por ser um local de circulação de drogas dentro de bueiros. O tio da vítima afirmou que o jovem estava no local por conta do tráfico.
Sara Gabrielly
Mulher é arrastada pela enxurrada durante temporal em Campinas
Sara Gabrielly, de 18 anos, foi arrastada na Avenida Sylvio Moro, na Vila Industrial. Imagens recebidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram o momento em que a vítima é levada pela água. Ela estava perto de um carro que havia sido levado pela enxurrada. [veja acima]
Sara Gabrielly desapareceu durante chuva em Campinas
Reprodução/Instagram
Segundo a família, Sara é vendedora em uma loja de roupas no Centro de Campinas. Segundo a tia da jovem, a jovem chegou a ligar para a mãe no momento em que estava sendo arrastada.
"Quem puder ajudar, que mora perto de rio e puder dar uma olhada. Ela viu que a água ia arrastar ela e aí ela ligou para a manhã pedindo socorro. Ela conseguiu sair do carro e ficou pendurada nele, mas aí a água levou ela. O celular dela ficou ligado, mas só tinha o barulho da água. Estamos até agora nessa busca", disse Edcleia Souza.
A Defesa Civil de Campinas confirmou que a corporação atua no local e informou que equipes municipais estão apoiando as buscas. O Centro de Gerenciamento de Emergências do governo de São Paulo acompanha o caso.
A Avenida Sylvio Moro fica às margens do Ribeirão Piçarrão, córrego que, frequentemente, sofre com inundações. No local, carros foram filmados boiando durante o temporal.
Vídeo mostra momento que jovem é arrastada pela enxurrada em Campinas
Arquivo pessoal
Chuva em Campinas
A forte chuva em Campinas na quinta-feira provocou alagamentos, arrastou carros, derrubou árvores e invadiu hospitais. Confira balanço abaixo.
A Prefeitura de Campinas disponibilizou 600 agentes para atuar na limpeza e desobstrução de ruas que tiveram alagamentos e quedas de árvores.
Corpo de Bombeiros faz buscas por jovem desaparecido em Campinas após chuvas
Jorge Talmon/EPTV
Na noite de quinta, a metrópole registrou pelo menos seis pontos de alagamentos em vias e 11 em imóveis, de acordo com a Defesa Civil. Pelo menos seis árvores caíram. Veja os pontos que ficaram bloqueados nesta sexta:
Waldemar Paschoal com a Avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli (nos dois sentidos);
Via expressa Adhemar Paschoal com a Coronel Quirino
Rua Iracema Matos Brown com a Rua São Luiz do Paraitinga
Alagamentos em imóveis
Vila União (três ocorrências);
Vila Perseu Leite de Barros (duas ocorrências);
Vila Industrial
Vila Castelo Branco
Vila 31 de Março
Nova Europa
Jardim Yeda
Botafogo
Chuva invade Hospital Mário Gatti, em Campinas (SP)
Artes/g1
Hospitais afetados
Nos hospitais municipais Mário Gatti e Mário Gattinho, a água da chuva alagou consultórios e corredores.
De acordo com a administração municipal, na recepção e na sala de espera do raio-x do Mário Gattinho, a água entrou pelo ar-condicionado e janela porque o "isolamento foi danificado com o vento forte e o grande volume de chuva em pouco espaço de tempo".
Já no Pronto Socorro Adulto do Mário Gatti, a recepção e algumas salas foram atingidas pela área e o atendimento teve de ser transferido para outra ala. Segundo a administração, houve um "atraso temporário", mas a assistência foi normalizada.
"Equipes de manutenção foram acionadas de imediato e todas as medidas necessárias foram adotadas. Por medida de precaução, para evitar que caíssem, placas do forro da unidade foram removidas porque ficaram molhadas. A entrada da chuva ocorreu porque as calhas não suportaram o volume de água", diz o texto da nota.
No Hospital PUC-Campinas, a água também invadiu corredores. Em nota, a assessoria do hospital informou que "as providências foram tomadas e não houve nenhum prejuízo à assistência aos pacientes".
Bombeiros fazem buscas no Ribeirão Piçarrão, em Campinas, onde jovem foi levada pela enxurrada
Júnior Gomes/EPTV
Carros boiam na Marginal Piçarrão em Campinas
Carlos Henrique/ Arquivo pessoal
Avenida Princesa D'Oeste ficou alagada nesta quinta
Rafael Carvalho/ Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas