PF começa a analisar caixas-pretas e dados técnicos de avião da Voepass que caiu em Vinhedo

  • 26/08/2024
(Foto: Reprodução)
Polícia precisa produzir laudos próprios sobre a causa do acidente já que os relatórios do Cenipa não podem ser usados para fins de responsabilização criminal. Foto divulgada pela Polícia Federal mostra o trabalho da perícia na manhã de sábado (9) em Vinhedo Polícia Federal A Polícia Federal começou nesta segunda-feira (26) a analisar, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os dados de componentes e caixas-pretas do ATR 72-500 da Voepass que fazia o voo 2283. O avião caiu em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto matando as 62 pessoas a bordo. Relatório preliminar sobre motivo da queda do avião da Voepass deve ser divulgado pela FAB no dia 6 de setembro O compartilhamento de informações foi iniciado após uma reunião entre delegados e peritos da PF com investigadores do Cenipa, em Brasília (DF), nesta segunda. No encontro, os dois órgãos alinharam de que forma vai ocorrer a investigação conjunta. Diferentemente do Cenipa que apura as causas para apontar melhorias e evitar futuras tragédias, a investigação da polícia busca verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia. Por isso, a PF vai produzir, paralelamente ao relatório final do Cenipa, um Laudo de Sinistro Aeronáutico. Para a produção dele, peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística vão acompanhar todos os exames, ensaios e testes realizados no Cenipa, incluindo análise dos destroços, do motor, das caixas pretas e outros. Caixas-pretas gravaram vozes e dados relacionados à queda de avião em Vinhedo, diz Aeronáutica Segundo a corporação, esse documento é importante porque traz aspectos técnicos e científicos acerca do acidente aéreo que, confrontados com testemunhas, podem indicar se atuações pessoais contribuíram com o acidente. Acúmulo de gelo nas asas do avião pode ter causado acidente em Vinhedo, apontam especialistas Autorização da Justiça Queda do avião em Vinhedo: imagens inéditas em 3D feitas pela PF no local do acidente O compartilhamento de informações do Cenipa com a Polícia Federal foi autorizado na semana passada pela 1ª Vara Criminal de Campinas, após concordância do Ministério Público Federal (MPF) e da Advocacia Geral da União (AGU). Essa autorização foi solicitada uma vez que a Polícia Federal precisa produzir laudos próprios sobre a causa do acidente, já que os relatórios do Cenipa não podem, segundo a legislação brasileira, ser usados para fins de responsabilização criminal. STF valida regras que restringem o uso de apurações técnicas de acidentes aéreos O que deve constar no laudo? Foto divulgada pela Polícia Federal mostra continuidade do trabalho de resgate na manhã deste sábado (9), após o desastre aéreo em Vinhedo Polícia Federal O Laudo de Sinistro Aeronáutico deve apontar as possíveis causas do acidente a partir da análise de alguns pontos: Uma visão geral concisa do acidente, incluindo principais conclusões e recomendações. Descrição detalhada do acidente; Cronologia: uma linha do tempo com a sequência de eventos que levaram ao acidente; Dados Meteorológicos: condições climáticas no momento do evento, apresentadas em forma de gráficos ou tabelas se necessário; Análise dos fatores humanos: com informações sobre os envolvidos, incluindo suas qualificações, experiência, estado de saúde, avaliação dos procedimentos seguidos e do treinamento recebido. Análise de fatores materiais: resultados das inspeções e manutenção da aeronave com gráficos e fotos. Revisão das certificações e registros de manutenção relevantes. Análise dos procedimentos operacionais: discussão sobre a aderência aos procedimentos operacionais e qualquer desvio. Comunicações: análise das comunicações registradas durante o evento. Aspectos organizacionais como políticas da companhia (procedimentos), avaliação do ambiente organizacional e práticas de segurança. Fatores ambientais: descrição das condições do local de operação e sua relevância para o evento. Interferências externas: identificação e análise de fatores externos que possam ter influenciado o acidente. LEIA TAMBÉM: Saiba quais dados caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo tinha autorização para não registrar e qual o impacto na investigação Em 1º posicionamento desde queda de avião em Vinhedo, presidente da Voepass diz que empresa segue 'melhores práticas' de segurança É #FAKE que vídeo mostre passageiros momentos antes de avião da Voepass cair em Vinhedo Tudo o que você precisa saber sobre a queda da aeronave em Vinhedo Cronologia da tragédia Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas. Veja, abaixo, da decolagem à queda, a cronologia do acidente da Voepass, o maior do país em número de vítimas desde 2007, quando um avião atingiu um edifício em São Paulo ao tentar pousar. A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20. O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar. Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros. A velocidade dessa queda foi de 440 km/h. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio. Como era o avião que caiu em Vinhedo Arte g1 VÍDEOS: veja tudo sobre o acidente aéreo em Vinhedo Veja mais notícias da região no g1 Campinas

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/08/26/pf-comeca-a-analisar-dados-de-caixas-pretas-e-componentes-de-aviao-da-voepass-que-caiu-em-vinhedo.ghtml


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