Em 2º turno inédito, Sumaré escolhe próximo prefeito neste domingo; 203 mil estão aptos a votar
26/10/2024
Henrique do Paraíso (Republicanos) e Willian Souza (PT) disputam a Prefeitura. Programa ao vivo no g1 a partir de 16h45 traz a apuração dos votos em tempo real na cidade. Henrique do Paraíso (à esquerda) e Willian Souza (à direita)
Montagem g1
Em segundo turno inédito na história, eleitores de Sumaré (SP) voltam às urnas neste domingo (27) para decidir o prefeito que vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. 203.032 moradores estão aptos a votar em 58 locais de votação espalhados pela cidade.
O atual vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) e o vereador Willian Souza (PT) disputam a Prefeitura da cidade. No primeiro turno, o resultado foi o seguinte:
Henrique do Paraíso (Republicanos): 57.171 votos (44,41%)
Willian Souza (PT): 40.550 votos (31,50%)
Eder Dalben (Cidadania): 21.819 votos (16,95%)
Toninho Mineiro (Mobiliza): 5.960 votos (4,63%)
Ana Cléia (Rede): 3.244 votos (2,52%)
A votação ocorre das 8h às 17h e a expectativa da Justiça Eleitoral é que o vencedor seja declarado no início da noite. Os repórteres do g1 acompanham durante todo o dia a eleição e, a partir das 16h45, um programa especial vai trazer ao vivo a apuração dos votos na cidade minuto a minuto.
Eleições 2024: votação no maior local de votação de Sumaré (SP) no 1º turno
Charlise Alves/g1
Regras para a votação
O g1 separou tudo que o eleitor precisa saber para a votação. Veja abaixo as perguntas e respostas:
Posso votar com o adesivo do meu candidato?
Desde que seja em uma manifestação individual e silenciosa, o eleitor pode usar o adesivo ou bóton do candidato, segundo a Justiça Eleitoral. A abordagem de outros eleitores e a distribuição de santinhos, no entanto, é vedada.
Posso votar de chinelo e bermuda?
A lei eleitoral não impede que eleitores votem de chinelo e bermuda.
Posso entrar com celular?
O eleitor pode entrar com o celular na seção eleitoral, inclusive para apresentar os documentos em formato digital - como o e-Título, mas não pode levar o aparelho eletrônico até a urna. Ele deve ficar com o mesário e será devolvido após o fim da votação.
Voto é obrigatório?
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto facultativo. Para poderem votar, é preciso que tenham tirado o título e ele esteja em situação regular.
Como faço para justificar o voto?
Só poderá justificar a ausência, no dia da votação, quem estiver fora de sua cidade cadastrada como domicílio eleitoral. É possível fazer a justificativa pelo e-Título durante o período de votação, das 8h às 17h, ou presencialmente, nos locais de votação. Caso não apresente a justificativa no dia da votação, a eleitora ou o eleitor poderá justificar a ausência em até 60 dias.
Primeiro turno
Henrique do Paraíso, candidato do Republicanos, e Willian Souza, candidato do PT, foram os mais votados no primeiro turno do pleito realizado no domingo, dia 6 de outubro. Com isso, Sumaré tem neste domingo (27), pela primeira vez na história, um segundo turno.
Para terminar em primeiro turno, um candidato precisaria alcançar, ao menos, 50% de votos válidos mais um. Como não aconteceu, os dois mais votados vieram para a segunda votação.
Henrique do Paraíso (REP) e Willian Souza (PT) vão disputar o 2º turno em Sumaré
Com 100% das urnas apuradas, o resultado terminou da seguinte forma em Sumaré:
Henrique do Paraíso (Republicanos): 57.171 votos (44,41%)
Willian Souza (PT): 40.550 votos (31,50%)
Eder Dalben (Cidadania): 21.819 votos (16,95%)
Toninho Mineiro (Mobiliza): 5.960 votos (4,63%)
Ana Cléia (Rede): 3.244 votos (2,53%)
Quem é Henrique do Paraíso
Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso, tem 39 anos, é casado e empresário. O candidato foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, atualmente, está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré (SP).
Na prefeitura, ocupou as secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Participação Cidadã.
Nestas eleições, é candidato pelo Republicanos e tem o apoio dos partidos PL, Podemos, Solidariedade, MDB, PMB, AGIR e DC. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 176.596,44 em bens.
Quem é Willian Souza
Willian de Souza Rosa, o Willian Souza, tem 36 anos é casado e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores de Sumaré, onde foi presidente do Legislativo Municipal entre 2019 e 2022.
Na última eleição, em 2020, o candidato foi o vereador mais votado da cidade, com 4.477 votos. Willian participou do movimento estudantil, foi presidente de associação de moradores de bairros de Sumaré e atuou como liderança na regularização das moradias das famílias da Vila Soma.
Nestas eleições, é candidato pelo PT e tem o apoio dos partidos PC do B, PV, União, PDT, PSB, Avante e PRD. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 243.500,00 em bens.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas