Eleito em Sumaré, Henrique do Paraíso prevê convênios para melhorar segurança e diz que não vai permitir 'indústria da multa'
28/10/2024
Político do Republicanos venceu Willian Souza (PT) com 58,22% dos votos. Cidade teve segundo turno pela primeira vez na história. EPTV entrevista Henrique do Paraíso, prefeito de Sumaré eleito neste domingo
O prefeito eleito de Sumaré (SP), Henrique do Paraíso (Republicanos), afirmou, em entrevista ao EPTV 1 nesta segunda-feira (28), que prevê assinar convênios para melhorar a segurança pública da cidade. Entre as parcerias, está a muralha digital, que consiste em um circuito de monitoramento de câmeras por toda a cidade.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
"No primeiro ano, vamos assinar convênios junto a Polícia Militar que estão à mercê há anos, para dar poder de fiscalização aos nossos policiais militares. Vamos também assinar o convênio com a Muralha Paulista. São convênios que estão prontos com o governo estadual, é só assinar, e não vai onerar o nosso orçamento", disse o prefeito eleito.
Henrique do Paraíso foi eleito prefeito de Sumaré nas eleições de domingo (27) com 58,22% dos votos, o que equivale a 72.003 eleitores. O adversário Willian Souza (PT) recebeu 41,78% do total (51.668 votos).
A cidade viveu a experiência de ter um segundo turno pela primeira vez em sua história, por ter superado, segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a marca de 200 mil eleitores.
Henrique do Paraíso (Republicanos) é eleito em Sumaré (SP) com 58,65% dos votos.
Pedro Amatuzzi/g1
'Indústria da multa'
Henrique do Paraíso, que está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré, foi condenado por improbidade administrativa após ser flagrado depredando um radar móvel na cidade. Em relação à mobilidade urbana, ele disse que vai sinalizar os radares do município e que não vai permitir o que chamou de "indústria da multa".
"O que eu não vou permitir é a industria da multa. Radares que estão escondidos, atrás de mato, sem sinalização. Mas vamos ter sim radares com sinalização, temos sinalização precária, vamos investir muito em mobilidade urbana, porque é segurança", afirmou.
LEIA MAIS:
Como foi o segundo turno em Sumaré
Veja como foi a votação em Sumaré em cada urna
Em sua primeira entrevista como prefeito eleito, ainda no domingo, o político de 39 anos colocou a construção de um hospital municipal, promessa de campanha, e a melhoria do transporte público como prioridades do governo que se inicia em 1º de janeiro de 2025.
"Precisamos melhorar muita a saúde, vamos construir o nosso hospital municipal, que foi compromisso de companhia. Vamos melhorar o transporte público, porque as pessoas de Sumaré não podem ficar por horas e horas para poder ter um transporte público de qualidade", explicou.
Quem é Henrique do Paraíso
Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso é casado e empresário. Ele foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, atualmente, está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré (SP).
Na prefeitura, ocupou as secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Participação Cidadã.
Nestas eleições, foi candidato pelo Republicanos e teve o apoio dos partidos PL, Podemos, Solidariedade, MDB, PMB, AGIR e DC. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 176.596,44 em bens.
No primeiro turno, Henrique do Paraíso ficou em primeiro lugar com 57.171 votos, o que correspondia a 44,4% dos votos. No segundo turno, ele contou com o apoio presencial na campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas