Eleições 2024: em 2º turno inédito, 66,8 mil eleitores deixam de votar em Sumaré
28/10/2024
Número representa 32,92% dos 203 mil eleitores aptos, índice superior ao registrado no 1º turno, quando abstenção foi de 27,50%. Morador de rua vota em Sumaré
Pedro Amatuzzi/g1
Sumaré (SP) viveu, pela primeira vez, a disputa de 2º turno para a escolha do prefeito, que terminou com a vitória de Henrique do Paraíso (Republicanos). Mas os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 66,8 mil eleitores deixaram de ir às urnas neste domingo (27).
Isso representa 32,92% dos 203.032 eleitores aptos a votação no município, índice superior ao registrado no 1º turno, que foi de 27,50% (55.841 eleitores).
Apuração: veja o resultado do 2º turno em Sumaré
A definição do prefeito eleito é feita a partir dos votos válidos, ou seja, dos eleitores que compareceram às seções eleitorais e escolheram um dos candidatos. Veja os números do 2º turno em Sumaré:
Total de votos: 136.194 (67,08%)
Votos válidos: 123.671 (90,81%)
Brancos: 5.533 (4,06%)
Nulos: 6.990 (5,13%)
Abstenções: 66.838 (32,92%)
Henrique do Paraíso, do Republicanos, abraça eleitora em comemoração à vitória no 2º turno em Sumaré (SP)
Pedro Amatuzzi/g1
Prioridades do governo
Em sua primeira entrevista como prefeito eleito, Henrique do Paraíso colocou a construção de um hospital municipal, promessa de campanha, e a melhoria do transporte público como prioridades do governo que se inicia em 1º de janeiro de 2025.
"Precisamos melhorar muita a saúde, vamos construir o nosso hospital municipal, que foi compromisso de companhia. Vamos melhorar o transporte público, porque as pessoas de Sumaré não podem ficar por horas e horas para poder ter um transporte público de qualidade", disse.
Derrotado em Sumaré, Willian Souza liga para prefeito eleito e promete 'oposição inteligente'
O político de 39 anos destacou o potencial do município para afirmar que irá trabalhar pela expansão econômica de Sumaré.
"Uma cidade com mais de 300 mil habitantes, nós somos a 98º do Brasil, terceiro maior orçamento da Região Metropolitana de Campinas. Sumaré tem tudo para emergir e agora, com dois filhos de Sumaré, vamos com certeza fazer um governo de desenvolvimento para a cidade."
O prefeito eleito afirmou ainda que espera iniciar logo a transição de governo, e que projeta a formação de um secretariado com pessoas técnicas.
"[Vai ser] um governo do diálogo, com muita seriedade, transparência. Um governo realmente técnico, onde nossos secretários sejam pessoas técnicas, comprometidas com a cidade de Sumaré e vamos fazer um governo de prosperidade
Henrique do Paraíso (Republicanos) é eleito em Sumaré (SP) com 58,65% dos votos.
Pedro Amatuzzi/g1
Quem é Henrique do Paraíso
Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso, tem 39 anos, é casado e empresário. Ele foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, atualmente, está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré (SP).
Na prefeitura, ocupou as secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Participação Cidadã.
Nestas eleições, foi candidato pelo Republicanos e teve o apoio dos partidos PL, Podemos, Solidariedade, MDB, PMB, AGIR e DC. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 176.596,44 em bens.
No primeiro turno, Henrique do Paraíso ficou em primeiro lugar com 57.171 votos, o que correspondia a 44,4% dos votos. No segundo turno, ele contou com o apoio presencial na campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas