Campinas 'libera' bocas de lobo usadas pelo tráfico após morte de jovem levado por enxurrada dentro de bueiro; entenda
25/10/2024
Bueiros são utilizados para esconder drogas a partir da construção de 'paredes' de concreto irregulares. Corpo de Jair Samuel da Silva Oliveira Marques, de 22 anos, foi encontrado no Jardim Estoril. Boca de lobo teve contenção irregular destruída na Vila Formosa, em Campinas (SP)
Prefeitura de Campinas/Divulgação
Após a localização do corpo do jovem de 22 anos levado pela enxurrada dentro de um bueiro, na noite de quinta-feira (24), em Campinas (SP), a prefeitura “liberou” duas bocas de lobo usadas pelo tráfico na Vila Formosa, mesmo bairro onde a vítima desapareceu.
➡️ Os bueiros são utilizados por criminosos para esconder drogas a partir da construção de “paredes” de concreto irregulares ao redor. Segundo a administração municipal, a prática bloqueia o escoamento de água da chuva pelas galerias pluviais e, portanto, intensifica alagamentos.
As duas bocas de lobo liberadas nesta sexta-feira (25) foram localizadas na Rua Jesus Sales da Silva. “Os anteparos foram retirados e a área ao redor dos bueiros foram refeitas. Agora, a água voltou a ter acesso livre para escoar pela boca de lobo e correr pelas galerias pluviais”.
O impacto dessas paredes de concreto irregulares já havia preocupado a Defesa Civil, como ressaltou o coordenador regional e diretor Sidnei Furtado em entrevista à EPTV, afiliada à TV Globo, nesta sexta.
“O que nos causou bastante estranheza foi a boca de lobo da Formosa, que tem uma característica que não era muito usual. Ela tinha uma espécie de um cimentado que não era para captar água, então algumas questões que têm nos preocupado. Encaminhamos isso para a secretaria de Serviços Públicos da prefeitura para verificar o padrão dessa galeria, porque me parece que ela foi alterada”, pontuou.
Mulher que desapareceu após ser levada por enxurrada segue desaparecida em Campinas
Surpreendido dentro de bueiro
Os militares fizeram a retirada da água do corpo de Jair Samuel da Silva Oliveira Marques no Córrego Serafim, na altura da Rua Iberê Gomes Grosso, no Jardim Estoril, e devem encaminhá-lo ao Instituto Médico Legal (IML).
O tio da vítima, Célio Silva, informou nesta manhã à EPTV, afiliada à TV Globo, que o rapaz estava dentro de um bueiro na Vila Formosa, onde “mexia com entorpecentes”, quando foi surpreendido pelo grande volume de água.
Uma jovem de 18 anos, que foi arrastada pela correnteza na Vila Industrial, segue sendo procurada pela corporação com o apoio da Defesa Civil de Campinas. Ela desapareceu na noite de quinta em meio à enxurrada.
Corpo do jovem de 22 anos foi localizado no início da tarde pelos bombeiros
Arquivo pessoal
Chuva em Campinas
A forte chuva em Campinas na quinta-feira provocou alagamentos, arrastou carros, derrubou árvores e invadiu hospitais.
De acordo com a Defesa Civil, a região registrou o maior volume de chuva do estado de São Paulo, com 111 milímetros em Monte Mor (SP).
A prefeitura disponibilizou 600 agentes para atuar na limpeza e desobstrução de ruas que tiveram alagamentos e quedas de árvores.
Na noite de quinta, a metrópole registrou pelo menos seis pontos de alagamentos em vias e 11 em imóveis, de acordo com a Defesa Civil. Pelo menos seis árvores caíram.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas